Policiais cumprem também 16 mandados de busca e apreensão
Na manhã desta sexta (20) a Polícia Federal deflagrou mais uma operação contra indivíduos que participaram, financiaram ou fomentaram os atos golpistas e terroristas do dia 8 de janeiro, em Brasília.
A Operação Lesa Pátria cumpre oito mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão em todo o país. Três mandados de prisão são em São Paulo (capital e Campinas), dois no Distrito Federal e um em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.
A PF confirmou a prisão de Ramiro Junior, de 49 anos, conhecido como Ramiro dos Caminhoneiros. Nas redes sociais ele se apresenta como “patriota a serviço do transporte”.
Ramiro Junior foi candidato a deputado federal por São Paulo pelo PL (Partido Liberal) nas eleições de 2022.
Os mandados de busca e apreensão estão concentrados em SP (sete) e MG (cinco). Também há buscas no RJ, MG, MS e Goiás.
De acordo com a PF, os alvos da Operação Lesa Pátria podem responder aos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração de bem especialmente protegido.
A Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas. A PF disponibiliza o e-mail denuncia8janeiro@.pf.gov.br para receber denúncias sobre os participantes dos atos criminosos.
PF do Pará também realiza operação contra participantes
Em Belém, a PF realiza a Operação Última Batalha, que cumpre oito mandados de busca e apreensão contra seis pessoas que teriam financiado e estimulado caravanas para os atos criminosos.
Segundo a PF, as investigações começaram a partir de publicações nas redes sociais, que tinham como objetivo de promover uma greve geral com a “tomada” dos Três Poderes.