Sobrevoos ocorrem poucas horas após Vladimir Putin posicionar outra aeronave, considerada estratégica, sobre o Mar de Bering, diz imprensa britânica
Nesta quarta (15), dois jatos supersônicos nucleares da Rússia foram flagrados sobrevoando os céus próximos do Reino Unido. Os voos acontecem horas depois do presidente russo Vladimir Putin posicionar outra aeronave estratégica sobre o Mar de Bering, próximo ao espaço aéreo americano.
Segundo o jornal inglês The Sun, a aeronave seria um Tu-160 White Swan, um “bombardeiro estratégico multimissão projetado para operações que vão desde velocidades subsônicas e baixas altitudes até velocidades acima de Mach 1” (cerca de 1.234 km/h).
Ainda segundo a publicação, as medidas são vistas como um alerta para o Ocidente, uma vez que a Rússia se prepara para comemorar um ano da invasão na Ucrânia, em 24 de fevereiro do ano passado. Nesta terça-feira, o Ministério da Defesa da Rússia já havia confirmado que dois aviões patrulharam o mar da Noruega e de Barents em uma missão de 13 horas, que incluiu abastecimento em voo.
Duas aeronaves de outro modelo, o Tu-95 “Bear”, de bandeira russa, voaram perto do Alasca acompanhados por 30 caças russos também nesta terça-feira. Em resposta, caças foram enviados pela Otan na tentativa de interceptar três aeronaves militares russas perto da fronteira do país com a Polônia.
Usados nesta terça-feira, o Tu-160 (Blackjack, para a Otan), é um bombardeiro estratégico russo supersônico ainda da era soviética. Segundo o site especializado Nuclear Forces Guide, o modelo tem “dois compartimentos de armas podem acomodar diferentes cargas específicas de missão, incluindo mísseis estratégicos de cruzeiro, mísseis guiados de curto alcance, bombas nucleares e convencionais e minas”.
As operações de teste feitas pela Força Aérea russa começaram em 1987, com a produção em série sendo conduzida na Associação de Aviação de Kazan. As asas de geometria variável (de 20 graus até 65 graus de inclinação) permitem que o jato voe em velocidades supersônicas e subsônicas.
A aeronave possui quatro motores NK-32 TRDDF, de 25 mil kgf/cm2 e conta com uma série de itens para reduzir a percepção do veículo por detectores de infravermelho e radar. O TU-160 também pode transportar até 12 mísseis do tipo Kh-55 de longo alcance e mísseis Kh-15 de curto alcance.
Ainda segundo o Nuclear Forces Guide, o jato tem compartimentos de armas que podem acomodar diferentes cargas, transportando “desde bombas nucleares e regulares até bombas de 1500 kg”, embora não esteja equipado com armamento de artilharia.
‘Reeducação’
Também nesta terça-feira, um relatório divulgado nesta terça-feira pelo Yale Humanitarian Research Lab, financiado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos apontou que a Rússia manteve pelo menos 6 mil menores (incluindo bebês, crianças e adolescentes) da Ucrânia em campos destinados à reeducação, no que poderia constituir um crime de guerra.
Desde o início da guerra, há quase um ano, menores entre quatro meses e 17 anos foram levados para 43 campos em toda a Rússia, inclusive na Crimeia e na Sibéria, anexadas a Moscou, para “educação patriótica e militar pró-Rússia”, diz o estudo.