Presidente dos EUA fez as declarações a uma multidão em Varsóvia, reforçando o compromisso de ajudar a Ucrânia após um ano de guerra contra a Rússia
Em visita a Varsóvia, na Polônia, nesta terça (21), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que a “Ucrânia nunca será uma vitória para a Rússia”. No próximo dia 24 completará um ano da invasão russa à Ucrânia.
“Pois as pessoas livres se recusam a viver em um mundo sem esperança e, vocês sabem, este foi um ano extraordinário em todos os sentidos”, disse Biden. “Extraordinária brutalidade das forças e mercenários russos. Eles cometeram depravações, crimes contra a humanidade sem vergonha ou remorso”, acrescentou.
Biden continuou a expor as ações tomadas pelos militares da Rússia na Ucrânia desde o início da guerra.
“Eles alvejaram civis com morte e destruição. Usaram o estupro como arma de guerra. Crianças ucranianas roubadas na tentativa de roubar a estação de trem bombardeada da Ucrânia, maternidades, escolas, orfanatos”, declarou.
“Ninguém pode desviar os olhos das atrocidades que a Rússia está cometendo. É abominável … mas é extraordinário, também, a resposta do povo ucraniano e do mundo a isso tudo. Um ano depois que as bombas começaram a cair, tanques russos invadiram a Ucrânia. A Ucrânia ainda é independente e livre. De Kherson a Kiev, a terra foi recuperada”, concluiu.