Parada, que começa em 22 de fevereiro, tem como causa a falta de peças
A partir desta quarta (22), a Volkswagen irá paralisar a sua produção nas três fábricas da marca no Brasil. O motivo da paralisação é a falta de peças de reposição e componentes. As unidades de São Bernardo do Campo (SP) e São José dos Pinhais (PR) param hoje e retornarão seu funcionamento no dia 3 de março. Os funcionários entram em férias coletivas.
A unidade de São Carlos (SP) já suspendeu sua produção na segunda-feira, 20, até 1° de março. A planta de Taubaté não terá intervalos em seu ritmo produtivo. Apesar de a produção de veículos ter atingido 152,7 mil unidades em janeiro de 2023, 7,3 mil acima da produção do mês anterior.
A decisão ainda sobre o impacto da Guerra da Ucrânia, da pandemia e da crise de semicondutores. A Volkswagen do Brasil, em nota à imprensa, explicou que as datas da paralisação já estavam programadas desde o ano anterior e são parte de uma estratégia da empresa para flexibilizar os processos produtivos devido a problemas de fornecimento.
A indústria automotiva mundial enfrenta a falta de semicondutores desde 2021. Não é a primeira vez que a montadora paralisa a produção por falta de componentes. Em 2022, foram, pelo menos, duas interrupções, em maio e em junho.