Atual prefeito vence em todos os cenários, mas eleição ainda está muito longe de chegar
Ainda faltam mais de um ano para as eleições municipais, que ocorrerão em outubro de 2024 e elegerão prefeitos e vereadores. Mas a corrida por uma vaga no Executivo municipal já começou em vários cantos do país. A Paraná Pesquisas divulgou hoje (7) um levantamento com as previsões para a cidade do Rio de Janeiro, tendo o atual prefeito Eduardo Paes na liderança.
Segundo a pesquisa espontânea, quando não são dados nomes de candidatos, a maioria ainda não sabe em quem votar ou não respondeu: 71,8%. O candidato mais bem colocado é o atual prefeito Eduardo Paes, com 12,1% e é seguido de longe pelo ex-prefeito Marcelo Crivella, com 1,3%. Marcelo Freixo, Flávio Bolsonaro, Otoni de Paula e outros nomes citados não chegaram a ter um ponto percentual.
No primeiro cenário da pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes de candidatos, Paes lidera: 37,2%, seguido por 23,3% de Flávio Bolsonaro. Em seguida vêm Tarcísio Motta (9,5%), Doutor Luizinho (3,2%) e Otoni de Paula (3%). Não souberam responder foram 5%, e 18,8% disseram que vão votar nulo ou em branco.
No segundo cenário, com o petista Lindbergh Farias, Paes também está na frente com 35,5%. Em segundo lugar vem o senador Flávio Bolsonaro (PL), com 22,1%, e em terceiro vem o deputado federal Tarcísio Motta (PSOL-RJ), com 7,1%. Em seguida estão os deputados Lindbergh Farias (PT-RJ), com 5,9%, Doutor Luizinho (PP-RJ), com 3%, Otoni de Paula (MDB-RJ), com 2,6%, e o atual vice-governador, Thiago Pampolha (União Brasil), com 2,4%. Os que não souberam responder foram 4%, e os que disseram que vão votar em branco ou nulo, 17,4%.
O terceiro e último cenário testou o nome do senador Romário (PL) no lugar do de Flávio Bolsonaro. Nesse cenário, Paes tem 34,4% contra 14,3% de Romário. Na sequência vêm Tarcísio Motta (7,6%), Lindbergh Farias (5,4%), Otoni de Paula (5,2%), Doutor Luizinho (2,9%) e Thiago Pampolha (2,7%). Não responderam 4,2%, e pretendem anular ou votar em branco 23,3%.
A pesquisa foi realizada com uma amostra de 1000 eleitores na cidade do Rio de Janeiro, com mais de 16 anos, durante os dias 2 a 5 de março deste ano, tendo um grau de confiabilidade de 95% e uma margem de erro de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/22.