Quase 3 mil membros do parlamento elegeram Xi em votação unânime.
Em uma decisão sem precedentes na história do país, Xi Jinping garantiu mais um mandato como presidente da China, o terceiro em sequencia. Quase 3000 membros do parlamento chinês, o Congresso Nacional do Povo (NPC) votaram em Xi em uma eleição que não havia outro candidato nesta sexta (10).
Xi também foi nomeado comandante por unanimidade dos 2 milhões de membros do Exército Popular de Libertação, uma força que recebe ordens do partido e não do país.
Em outra votação, o terceiro oficial do partido, Zhao Leji, foi nomeado chefe do Congresso Nacional do Povo. A grande maioria do trabalho legislativo do órgão é chefiada por seu Comitê Permanente.
Um resquício do Comitê Permanente do Politburo do partido anterior, o ápice do poder político na China chefiado por Xi, Zhao, 67, conquistou a confiança do presidente como chefe do órgão de vigilância anticorrupção do partido, a Comissão Central de Inspeção Disciplinar, perseguindo uma investigação anticorrupção que congelou toda potencial oposição ao líder chinês.
O ex-chefe do partido de Xangai e membro do último Comitê Permanente do Politburo, Han Zheng, foi nomeado para o cargo cerimonial de vice-presidente estadual.