Após o presidente Lula (PT) dar uma bronca em seus ministros em uma reunião realizada na segunda (13), ficou claro que o recado público, já que a imprensa estava presente neste momento, foi para o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcia França, e sua ideia mirabolante de oferecer passagens aéreas a R$ 200 para aposentados, estudantes e servidores públicos.
A “genialidade”, como dito por Lula na reunião, foi alvo de risadas até mesmo de âncoras da CNN ao afirmarem que procuraram saber a opinião das companhias aéreas sobre o projeto e receberem a resposta de que não foram consultadas sobre esse projeto.
Apesar disso, as empresas se mostraram abertas ao diálogo com o governo federal sobre melhorias para o setor e afirmam que conversam com o governo desde a posse.
Mas Márcio França pisou muito na bola. Tanto que Rui Costa, ministro da Casa Civil, afirmou que não recebeu nenhuma informação sobre o assunto.
Antes de se pensar em anunciar grandes mudanças, como esta deste porte, na aviação civil, é bom o governo conversar antes com os donos dos aviões.