Líder chinês se encontrará com o presidente russo na próxima semana
Pela primeira vez desde o inicio da guerra da Rússia contra a Ucrânia, o presidente chinês, Xi Jinping, irá visitar os russos a convite do presidente Vladimir Putin na próxima semana. O anúncio foi feito pelo Ministério das Relações Exteriores da China nesta sexta (17).
Durante a visita, Xi e Putin discutirão a “cooperação estratégica” entre os dois países, segundo o Kremlin.
“Durante as negociações, serão discutidas questões atuais de maior desenvolvimento de relações de parceria abrangentes e cooperação estratégica entre a Rússia e a China”, disse em comunicado.
“Também está prevista uma troca de opiniões no contexto do aprofundamento da cooperação russo-chinesa na arena internacional”, acrescentou o Kremlin. “Vários documentos bilaterais importantes serão assinados”.
A visita ocorre no momento em que a China tenta se apresentar como um mediador de paz neutro na Ucrânia, mas o esforço foi recebido com ceticismo nas capitais ocidentais devido à crescente parceria de Pequim com Moscou.
A China se recusou a condenar o ataque da Rússia à Ucrânia – ou se referiu a ele como uma “invasão”, em vez disso, culpou o avanço da Otan por provocar o conflito.
Também forneceu apoio diplomático a Moscou, enquanto expandia os laços comerciais e militares com seu vizinho do norte.
Autoridades ocidentais também levantaram preocupações de que a China possa estar considerando fornecer assistência militar letal à Rússia, uma acusação negada por Pequim.