Viagem, que aconteceria no sábado (25), foi adiada para domingo (26); o presidente cancelou a agenda desta sexta (24) e deve permanecer no Palácio da Alvorada
Nesta sexta (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi diagnosticado com uma pneumonia leve e teve que adiar seu embarque para a China para o próximo domingo (26). Inicialmente, ela estava prevista para a tarde de amanhã (25).
Segundo Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Lula está no Alvorada após ter realizado exames no hospital Sírio Libanês na quinta (23) à noite, que identificaram a doença.
“O presidente está com pneumonia leve e irá, por conta disso, adiar para domingo o início da sua viagem para a China”, escreveu Pimenta.
A agenda do presidente para esta sexta-feira (24) também foi cancelada. Estava prevista uma reunião com ministros no Palácio do Planalto e uma reunião de emergência com a coordenação política do governo, convocada por Lula, para definir a estratégia de atuação do governo na crise entre as lideranças da Câmara e do Senado sobre o rito de aprovação das medidas provisórias.
Lula deve ficar no Palácio da Alvorada pelo resto do dia.
O principal compromisso durante a viagem à China, que é o encontro entre Lula e o presidente chinês Xi Jinping, está marcado para ocorrer apenas na terça-feira (28). Portanto, o adiamento do embarque não deve prejudicar o encontro entre os líderes.