Região teve 356 km² de área sob alerta de desmatamento no mês passado, de acordo com Inpe; série histórica teve início em 2016
O Antagonista | A Amazônia Legal teve 356 km² de área sob alerta de desmatamento em março, de acordo com o sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Trata-se do terceiro maior patamar para o mês da série histórica, que teve início em 2016.
O recorde para o período foi verificado em 2021, quando 368 km² ficaram sob alerta. O segundo maior índice para o mês de março foi visto em 2018 (357 km²). Responsável por fazer os alertas, o Deter produz sinais diários de alteração na cobertura florestal para áreas maiores que três hectares, tanto para áreas totalmente desmatadas como para aquelas em processo de degradação florestal.
O Amazonas foi o estado que mais desmatou, com 127 km². O Pará aparece na sequência, com 83 km², seguido por Mato Grosso, com 80 km². A Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro e engloba a área de 8 estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e parte do Maranhão.