Pyongyang afirma que equipamento militar é capaz de provocar um tsunami radioativo de grande escala
AFP | A Coreia do Norte realizou um novo teste com drone de ataque nuclear subaquático neste sábado (noite de quinta-feira no Brasil), em sua reação mais recente às manobras militares realizadas na região por sua vizinha do sul e pelos Estados Unidos.
O país comunista já havia anunciado, nas últimas semanas, testes do que descreve como um drone subaquático com capacidade de ataque nuclear. Alguns especialistas duvidam de que Pyongyang realmente disponha desta arma.
“Um instituto de pesquisa científica de defesa na Coreia do Norte realizou um teste do sistema armamentístico subaquático estratégico de 4 a 7 de abril”, informou a agência de notícias oficial KCNA.
“O teste mostrou com perfeição a confiabilidade deste sistema estratégico de arma subaquática e sua capacidade de ataque fatal”, acrescentou o comunicado
Há duas semanas, Pyongyang havia dito ter testado um novo drone submarino de ataque nuclear capaz de desencadear um tsunami radioativo, culpando os exercícios militares entre Seul e Washington pela deterioração da segurança na região.
De acordo com a KCNA, dentro dos testes daquele momento, o Exército norte-coreano implantou o novo sistema de armas, que teria capacidade de provocar uma onda destrutiva em grande escala. “Este drone de ataque submarino nuclear pode ser implantado em qualquer costa e porto ou ser rebocado por um navio de superfície para operação”, disse a agência de notícias estatal.
A missão da arma seria “infiltrar-se secretamente nas águas operacionais e provocar um tsunami radioativo de grande escala (…), destruir frotas ofensivas e portos operacionais importantes do inimigo”, acrescentou.
O líder norte-coreano Kim Jong Un supervisionou pessoalmente os primeiros testes, disse a KCNA. Imagens do jornal Rodong Sinmun mostram o líder sorridente e o que parece ser uma explosão subaquática.