Estadão | O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que tentará a reeleição pelo Partido Democrata nas eleições presidenciais americanas de 2024 em um vídeo postado online na manhã de terça-feira, 25, instando os eleitores a deixá-lo “terminar este trabalho” e revivendo a possibilidade de um novo duelo com o ex-presidente Donald Trump.
Além do rival da última eleição, um dos maiores desafios do presidente americano é sua idade. Aos 80 anos, Biden é o presidente mais velho da história americana, e as pesquisas sugerem que mesmo a maioria dos democratas está preocupada em reeleger um comandante que completaria 86 anos no final de seu segundo mandato.
No vídeo de três minutos e quatro segundos, Biden diz que passou seus primeiros anos no cargo lutando pela democracia e pela liberdade. E adverte que “extremistas do MAGA [Make America Great Again, logo da antiga campanha de Trump]” em todo o país ameaçam essas liberdades.
“Quando concorri à presidência há quatro anos, disse que estávamos em uma batalha pela alma da América. E ainda estamos”, diz Biden no vídeo, acrescentando mais tarde: “É por isso que estou concorrendo à reeleição”.
A declaração formal da candidatura de Biden ocorre quatro anos depois de ele ter dito que buscaria a presidência em 2019 apenas para ser uma “ponte para uma geração mais jovem de lpideres, afirmando na época que era vital impedir que Trump conseguisse um segundo mandato.
“Cada geração de americanos enfrentou um momento em que teve que defender a democracia”, diz Biden. “Defenda nossas liberdades pessoais. Represente acima de tudo o direito de votar e nossos direitos civis. E este é o nosso momento.”