Estadão | As casas de apostas têm presença forte no futebol e se tornaram importantes fonte de receita da modalidade. Prova disso é que estão em 39 dos 40 clubes das Séries A e B do do Campeonato Brasileiro, dão nomes às principais competições, têm acordos comerciais com a CBF, aparecem nas transmissões da Globo e de outras emissoras e amarraram parcerias até com torcidas organizadas de alguns dos maiores times do País.
Hoje, dos 40 clubes das duas principais divisões nacionais, apenas o Cuiabá não é patrocinado por alguma plataforma de aposta. Mas o clube do Mato Grosso já manifestou publicamente o desejo de conseguir um patrocínio desta categoria de apoiador. Só ainda não encontrou uma oferta satisfatória.
São pelo menos 17 marcas diferentes estampando seus logos nos uniformes ou em propriedades dos clubes. A predominância é da Esportes da Sorte, que é a primeira em número de patrocinadores na Série A, com quatro equipes, e da Série B, com outras cinco agremiações – ainda detém mais um clube, o América-RN, na Série C do Campeonato Brasileiro.
Dos 20 times da Série A, 12 têm como patrocinador máster uma casa de aposta. Athletico-PR, Bahia, Goiás são patrocinados pela Esportes da Sorte. A Betano expõe sua marca no Atlético Mineiro e no Fluminense. A Pixbet investe no Vasco. A Novibet patrocina o Fortaleza, a Pari Match exibe sua marca no Botafogo, a EstrelaBet apoia comercialmente o América Mineiro, a Betfair está na camisa do Cruzeiro, a Sportsbet.io é o maior parceiro comercial do São Paulo e a Blaze injeta dinheiro de patrocínio no Santos.
Todos esses patrocinadores não pagam menos que R$ 10 milhões anuais para os clubes citados. O Botafogo é o que mais fatura com o patrocínio de empresas de apostas. Anualmente, recebe R$ 27,5 milhões. Cruzeiro e São Paulo aparecem na sequência, arrecadando R$ 25 milhões por temporada.
Os cassinos também têm acordos comerciais com jogadores conhecidos que são seus garotos-propaganda, como Dudu, do Palmeiras, e se fazem presentes até nas principais torcidas organizadas. A Galera.bet, por exemplo, exibe sua marca na Mancha Alvi Verde, do Palmeiras, Dragões da Real, do São Paulo, e Raça Rubro-Negra, do Flamengo.