CNN | O estado de Pernambuco notificou três casos confirmados do fungo Candida auris, que é motivo de alerta em todo o mundo. Microrganismo apresenta resistência aos principais medicamentos antifúngicos.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, os casos registrados foram de dois pacientes internados no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, e de uma pessoa atendida no hospital Tricentenário, localizado em Olinda.
Os dois primeiros casos são de homens com idades de 48 e 77 anos, internados por outras motivações, que não apresentaram repercussões clínicas decorrentes do diagnóstico pelo fungo. O terceiro paciente, acompanhado em hospital privado do Recife, trata-se de um homem de 66 anos, que teve o diagnóstico em 22 de maio.
A secretária estadual de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, explicou que a pasta tem atuado preventivamente, monitorando todas as suspeitas do fungo. “Decidimos criar um comitê com várias entidades científicas para acompanhar cada caso de perto, com todas as particularidades. A secretaria está empenhada em garantir que a população esteja segura e se mantém vigilante para evitar novos casos”, disse Zilda em comunicado.
Entre dezembro de 2021 e setembro de 2022, Pernambuco registrou 47 casos de Candida auris, atendidos no Hospital da Restauração. Após o episódio, há oito meses a secretaria de Saúde monitora a unidade, que não apresentou mais casos de colonização nas suas dependências e pacientes. Além disso, não houve morte associada ao fungo, de acordo com a pasta.