O deputado federal Delegado Fabio Costa (PP) utilizou a tribuna da Câmara, nesta quarta-feira (31), para denunciar um calote da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a hospitais privados e filantrópicos de Alagoas que fazem atendimento pelo SUS.
Segundo ele, o governo do Estado deixou de efetuar o repasse de recursos públicos há vários meses, comprometendo a assistência médica de pacientes mais carentes de Alagoas e atrasando os salários dos funcionários.
“O Sindicato dos Estabelecimentos de Saúde de Alagoas divulgou uma nota expondo a grave situação que passa a saúde do Estado, atingindo, principalmente, os hospitais privados e filantrópicos que atendem pelo SUS”, citou o parlamentar.
Ele mencionou a situação do Hospital Veredas, em Maceió, que teria o montante de R$ 17 milhões a receber da Sesau. Já o Hospital Sanatório estaria há mais de cinco meses sem os repasses estaduais.
“O atraso impacta diretamente nas cirurgias eletivas, cardíacas, ortopédicas, no atendimento oncológico e atinge em cheio aqueles que precisam da assistência sem que o aparato público consiga absorver a demanda. Faço um apelo para que o governador se sensibilize e priorize o repasse desses recursos”, afirmou Fabio Costa.