O Antagonista | O Núcleo de Enfrentamento e Estudos em Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes (Needier) da Universidade Federal do rio de Janeiro (UFRJ), divulgou um alerta, nesta quarta-feira (16), para a volta do uso de máscara em lugares fechados e em aglomerações.
O instituto tomou por base o aumento do número de casos e também e também pelo crescimento do número de casos de Covid-19 que tem sido constatado em outros países. De acordo com dados da Agência Brasil, entre 10 de julho a 6 de agosto, cerca de 1,5 milhão de novos casos de covid-19 foram registrados.
O aumento de casos diagnosticados no Needier também é uma das motivações para as recomendações da universidade.
“Diante da constatação de aumento moderado e progressivo de casos positivos diagnosticados no Centro de Triagem Diagnóstica do Núcleo de Enfrentamento e Estudos em Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes (CTD/Needier/UFRJ) e da preocupação com uma nova onda de covid-19, fato já constatado em outros países, julgamos prudente alertar ao corpo social da universidade e recomendar o uso adequado de máscaras em ambientes fechados e em contextos de aglomeração humana, assim como higienização frequente das
mãos. Cabe ressaltar a importância da testagem em caso de surgimento de sintomas respiratórios ou contato próximo com caso de covid-19“, diz a nota do Needier.