O Antagonista | O presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto (foto), afirmou nesta quinta-feira (28) que a bancada do partido poderá votar favoravelmente a uma eventual indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para o posto de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Dino é um dos principais nomes entre os cotados para assumir a vaga da ministra Rosa Weber.
“Se for um cidadão preparado, que é o caso, devemos votar a favor”, disse o presidente do PL à CNN Brasil.
Caso seja indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dino terá que passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e depois ser aprovado por maioria pelo plenário da Casa. Ao todo, o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro conta com 12 senadores e detém a segunda maior bancada do Senado.
Nesta semana, Dino afirmou que tem “muita experiência”, mas que também sabe que não se faz “campanha” para ser indicado ao Supremo. Segundo o ministro, Lula vai usar “vários critérios” para definir quem será o nome indicado.
Lula também já indicou que está ouvindo “muita gente” e recebendo “conselhos” para definir o futuro integrante da Corte. “No momento que eu tiver que tomar a decisão, vocês podem ficar tranquilos que eu vou anunciar para vocês: ‘Escolhi a pessoa certa para colocar no lugar’. Mas eu não tenho pressa”, afirmou Lula.