Conexão Política | Estão abertas as urnas para as eleições nacionais 2023 da Argentina. Até as 18h, horário local, que é o mesmo de Brasília, cerca de 35 milhões de cidadãos poderão votar em um dos candidatos que disputam a sucessão do impopular do esquerdista Alberto Fernández na Casa Rosada.
Neste domingo (22), todas as atenções estão voltadas para o libertário Javier Milei, da coalizão A Liberdade Avança (LLA), vencedor das primárias e líder absoluto em quase todas as pesquisas.
Para cravar vitória já no primeiro turno, um candidato precisa registrar ao menos 45% dos votos, ou 40% e uma vantagem de ao menos 10 pontos sobre o segundo colocado.
Apesar dos tradicionais veículos de comunicação apostarem em um cenário de segundo turno, o Conexão Política tem mostrado que tudo aponta para uma vitória histórica de Milei já neste domingo, eliminando uma nova rodada eleitoral de 2° turno.
No entanto, se o pleito não for decidido hoje, os dois candidatos mais votados se enfrentarão em 19 de novembro, e a posse do novo presidente será em 10 de dezembro.
Além de escolherem o novo chefe da Casa Rosada, os eleitores também renovarão parcialmente o Congresso, com a eleição de 130 deputados, 24 senadores, 4 governadores e o chefe de governo da cidade de Buenos Aires.