Estadão | O secretário de Estado americano Antony Blinken sugeriu que uma coalizão de países do Oriente Médio ou agências internacionais poderia assumir temporariamente a Faixa de Gaza no pós-guerra, caso Israel consiga derrotar o grupo terrorista Hamas. Esse controle interino se daria até que um governo da Autoridade Palestina fosse estabelecido no enclave, disse ele neste terça-feira, 31.
“Em algum momento, o que faz mais sentido é uma Autoridade Palestina revigorada e efetiva gerir a Faixa de Gaza”, disse Blinken em uma audiência no Senado. “Ainda é questionável se essa alternativa é viável a curto prazo. Se não for, há outros caminhos temporários, que podem envolver outros atores na região.”
Nessa solução temporária citada por Blinken, países árabes da região teriam a custódia de Gaza até que a AP assumisse. Outra alternativa seria um mandato de uma força internacional, provavelmente das Nações Unidas.
Israel teme que o controle da AP sobre Gaza não garanta a segurança da população no sul do país. O grupo, que governa a Cisjordânia tem se enfraquecido nos últimos anos e perdido popularidade entre os palestinos.