Já se passaram 10 dias do mês de novembro e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) ainda não tornou público o boletim mensal da estatística criminal de Alagoas referente a outubro de 2023. O deputado federal Delegado Fabio Costa (PP-AL) tem cobrado a publicação do relatório e classifica a atitude do governo como falta de responsabilidade e de transparência.
O parlamentar teve acesso a dados compilados pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC), da SSP, comprovando o aumento do número de crimes violentos letais e intencionais em outubro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Os dados mostram que, em Maceió, os registros de homicídios subiram 13,9% no mês passado. Em todo o Estado, os crimes cresceram 6,5%. O deputado suspeita que a elevação da criminalidade tenha motivado o Governo de Alagoas a esconder os números da segurança, que vinham sendo publicados rigorosamente, no site da SSP, nos primeiros dias do mês subsequente.
“O governador anuncia todo mês números que parecem que são tirados de outro mundo, que não são sentidos pela população. Estamos sempre apresentando críticas construtivas a essa política de enfrentamento do atual governo, a exemplo da decisão de enviar militares para colaborar com a segurança pública do Rio de Janeiro, quando é o povo alagoano que está precisando desse reforço”, destacou o deputado Fabio Costa.
Além de cobrar os dados, o parlamentar garantiu que vai fazer uma análise detida e minuciosa do que será divulgado para averiguar se há inconsistências nos números.
Ele avalia que, se o Governo do Estado não adotar medidas efetivas contra a criminalidade, mais alagoanos vão perder as vidas em decorrência do que ele classifica como irresponsabilidade da gestão Paulo Dantas.