O Antagonista | A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), viajou para o Rio de Janeiro para um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista está na capital fluminense desde a última terça-feira, 7, para a cúpula da Mercosul.
O nome de Gleisi vem sendo ventilado dentro do Palácio do Planalto como um dos cotados por Lula para substituir Flávio Dino no Ministério da Justiça e Segurança Pública. O atual chefe da pasta foi indicado para o Supremo Tribunal Federal e deve deixar o posto depois da sabatina na Comissão e Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, marcada para a próxima quarta-feira, 13.
Lula já indicou aos seus interlocutores que estuda a possibilidade de colocar uma mulher de confiança no posto de Dino. Além de Gleisi Hoffmann, a atual ministra do Planejamento, Simone Tebet, também é cotada para o posto.
Há expectativa de que o petista promova uma nova reforma ministerial no início do ano que vem, mas já vem conversando com os cotados para os postos.