Conexão Política | O senador Sergio Moro quebrou o silêncio nesta quinta-feira (140, um dia após a aprovação de Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Moro, que foi fotografado trocando afagos com o agora novo integrante da Corte, decidiu não revelar o seu voto em torno da indicação. O posicionamento do parlamentar, que já estava sendo alvo de críticas do eleitorado, se intensificou ainda mais após um vazamento de conversas envolvendo o seu nome.
De acordo com o Estadão, Moro foi orientado a não manifestar voto favorável a Dino publicamente. Uma fotógrafa do jornal flagrou uma troca de mensagens entre o senador e uma pessoa não identificada, que atende por nome de ‘mestrão’.
“Sergio, o coro está comendo aqui nas redes, mas fica frio que jaja passa, só não pode ter vídeo de você falando que votou a favor, se não isso vai ficar a vida inteira rodando. Estou de plantão aqui, qualquer coisa só acionar.” (sic).
Em seguida, Moro responde: “Blz. Vou manter meu voto secreto”.
A veiculação do conteúdo não repercutiu bem e rapidamente fez Sergio Moro ocupar o topo dos assuntos mais comentados do X, antigo Twitter, com mais de 1 milhão de menções. Depois de um silêncio de quase 1 dia, Moro decidiu se posicionar sobre polêmica.
Eis a íntegra da nota emitida pelo senador:
“Não me surpreende o intensivo ataque daqueles que desejam ocupar o cargo que legitimamente conquistei nas urnas, com o apoio do povo paranaense. Aos meus eleitores e apoiadores, digo: não divulgar o voto na indicação de autoridades é uma prerrogativa do parlamentar. O intenso ataque que tenho sofrido do atual governo Lula, de parte do próprio PL paranaense, além das ameaças do PCC, fazem-me agir, nesse momento, com cautela e no exercício efetivo de uma prerrogativa que tenho, tudo de forma a preservar minha independência. Nada disso, porém, contradiz a minha lisura e as bandeiras que sempre defendi e continuarei defendendo no Senado. Nessa linha, hoje, com meu voto, derrotamos o Governo e restabelecemos a desoneração da folha de salários e o Marco Temporal, além de termos conseguido derrubar outros vetos de Lula. Sou oposição e seguirei lutando contra esse Governo. Outras vitórias virão e serão crescentes.”