O Antagonista | A Coreia do Norte realizou um teste com seu sistema de armas nucleares subaquáticas nesta sexta-feira, 19. Segundo a mídia estatal KCNA, a ação seria um protesto contra os exercícios militares conjuntos realizados nesta semana pela Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão.
Detalhes do teste
O teste do sistema nomeado “Haeil-5-23”, referente aos drones de ataque subaquático com capacidade nuclear da Coreia do Norte, foi conduzido nas águas da costa leste do país. O desenvolvimento foi realizado pelo think tank do Ministério da Defesa norte-coreano. Contudo, o relatório não especificou uma data exata para a realização do experimento.
A resposta internacional
Testes como esse já foram transmitidos anteriormente pela televisão estatal norte-coreana, sendo monitorados pelos Estados Unidos e pela Coreia do Sul. Entretanto, o armamento subaquático em questão ainda não foi verificado independentemente por nenhuma autoridade externa.
O “Haeil-5-23”
Apelidado de “Haeil”, que significa tsunami, o novo sistema de drones foi testado pela primeira vez em março de 2023. Sua principal função seria realizar ataques furtivos em águas inimigas. Além disso, a arma tem a capacidade de destruir grupos de ataque naval e os principais portos operacionais, causando uma grande onda radioativa através de uma explosão subaquática.
Diante destes fatos, o cenário internacional seguira acompanhando de perto os movimentos norte-coreanos.