O Antagonista | Elon Musk, o bilionário por trás da Tesla, X (ex-Twitter) e SpaceX, acaba de escrever um novo capítulo na história da ciência, agora com a Neuralink.
Sua empresa, segundo ele, realizou o primeiro implante de chip cerebral em um ser humano, anunciado em sua plataforma de mídia social, o “X” (reprodução abaixo). Este feito, antes restrito ao universo da ficção científica, agora é uma realidade palpável.
A inovação batizada de “Telepathy” (Telepatia) é o primeiro passado para eliminar todas as barreiras entre o cérebro humano e a tecnologia digital. Ela é capaz de assumir o controle de dispositivos eletrônicos pelo pensamento. “Permite o controle do seu telefone ou computador, e através deles quase qualquer dispositivo, apenas pensando”, diz Musk.
O chip abre um mundo de possibilidades para pessoas com limitações de mobilidade e deficiência física. Musk exemplifica o potencial transformador citando o físico Stephen Hawking, que morreu em 2018 após lutar anos contra uma esclerose lateral amiotrófica.
A inserção do dispositivo, feita por um robô, focou em uma área cerebral essencial para o movimento. O estudo detalhado da segurança e eficiência do implante é a prioridade, segundo a Neuralink.
Musk é notório por sua habilidade em transformar ideias futuristas em inovações concretas. Com a Tesla, revolucionou o mercado automobilístico com veículos elétricos, e com a SpaceX, desafiou os paradigmas da exploração espacial. Agora, com a Neuralink, ele se consolida como um dos maiores inovadores tecnológicos da história, trazendo mais ideias da ficção científica para o mundo real.
Diz a postagem de Elon Musk:
“O primeiro produto Neuralink é chamado Telepatia
Permite o controle do seu telefone ou computador, e através deles quase qualquer dispositivo, apenas pensando.
Os usuários iniciais serão aqueles que perderam o uso dos membros.
Imagine se Stephen Hawking pudesse se comunicar mais rápido do que um digitador rápido ou um leiloeiro. Esse é o objetivo.“