O Antagonista | O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, não poderia ter sido mais claro diante da possibilidade de uma visita de Lula (PT) à Rússia em outubro, quando está previsto um novo encontro dos líderes do Brics.
“Seria um grande erro”, afirmou o chefe de Estado ucraniano em entrevista publicada pela Folha de S.Paulo nesta quinta-feira, 18.
“Temos que isolar politicamente Vladimir Putin. Ele precisa sentir que cometeu um erro histórico ao invadir a Ucrânia. Quando você vai até ele, você o reconhece”, acrescentou.
Na entrevista, Zelensky disse que algo mudou “de forma positiva no beco sem saída” que era seu relacionamento com Lula depois do encontro bilateral realizado em setembro de 2023, em Nova York.
No entanto, ele afirmou que o petista, se realmente quiser “resolver a guerra”, precisará alterar sua política internacional.
“O Brasil terá um grande impacto se a política de Lula com a Ucrânia mudar, se ele realmente quiser resolver a guerra e reconhecer a Rússia como agressora.”