Parlamentar aponta presidente da ALE de ignorar decisão do STF e diz que tomará providências
O Deputado Federal Delegado Fabio Costa usou as redes sociais para criticar a intenção do presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas de permanecer no cargo por mais dois anos. Segundo Costa, a imprensa local já aponta a articulação para a reeleição, o que ele classifica como uma afronta à Constituição e à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que desde 2021, decidiu que os presidentes das mesas diretoras das assembleias legislativas estaduais só podem ser reeleitos ou reconduzidos ao mesmo cargo uma única vez, mesmo que os mandatos sejam em legislaturas diferentes.
Fabio Costa também destacou um movimento realizado pelo atual presidente da ALE em 2020, quando antecipou a eleição interna do órgão. Para ele, essa ação pode ter sido uma tentativa de burlar o entendimento do STF. “Agora, ele quer um quarto mandato consecutivo, algo que contraria claramente a decisão do Supremo. Isso não pode ser aceito como normal”, afirmou o Deputado.
Nas redes sociais, Fabio Costa questionou os impactos dessa continuidade na vida da população alagoana. “Será que você, cidadão, está satisfeito com essa dobradinha entre a presidência da Assembleia e o governo do estado? A saúde está boa? A segurança? E a educação? Será que aguentam mais dois anos dessa aliança?”, provocou.
O parlamentar garantiu que vai cobrar providências das autoridades competentes e que não permitirá que a situação siga sem respeitar as leis. “Vou fazer minha parte para que a justiça seja respeitada e que esse tipo de manobra não passe impune”, declarou.