Luis Felipe, de 24 anos, é o primeiro alagoano confirmado com nota 1000 na redação do exame
Disponível a partir da manhã desta quinta (8), os estudantes já podem acessar suas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. Em Alagoas, uma grata surpresa. Luis Felipe, de 24 anos, é um dos cinco candidatos que tiraram nota 1000 na redação do exame.
Outros três nordestinos também alcançaram a nota máxima: um de Pernambuco, um do Ceará e outro do Rio Grande do Norte. Fechando o grupo, a outra nota 1000 foi para uma estudante de São Paulo.
Previstas inicialmente para serem divulgadas na próxima segunda-feira (13), as notas foram antecipadas, informou o Ministério da Educação (MEC). Para consultar a nota, o participante deve acessar a página enem.inep.gov.br/participante. É preciso fazer login, digitar o CPF e a senha cadastrada no sistema.
O Enem avalia o desempenho escolar de estudantes ao término da educação básica e funciona como uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu e de iniciativas como o Prouni.
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar de processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso ao Fies. Os resultados individuais também podem ser usados em processos seletivos de instituições portuguesas de ensino superior e que têm convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).