Capacitação faz parte das ações do programa “Maceió Sem Assédio”, e foi realizada nesta terça-feira (17)
Situações de assédio sofridas por mulheres são comuns e recorrentes em vários estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes, casas de show, academias. Para garantir a proteção do público feminino que frequenta esses espaços, o Delegado Thiago Prado ministrou uma palestra durante o treinamento sobre atendimento humanizado às vítimas de assédio. A capacitação faz parte do programa “Maceió Sem Assédio”, e aconteceu nesta terça-feira (17), no Maikai, no bairro de Mangabeiras.
Promovido pelo Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura Municipal de Maceió, o treinamento reuniu cerca de 300 pessoas entre funcionários e proprietários de estabelecimentos comerciais para promover um protocolo de acolhimento seguro e humanizado, apoiando mulheres vítimas de importunação sexual, assédio sexual, violência, vulnerabilidade, entre outras situações.
Com o tema, tipificação dos crimes sexuais contra as mulheres, procedimento para denúncia e a rede de proteção a mulher vítima de violência, o Delegado Thiago Prado detalhou para os presentes sobre os crimes de estupro, assédio sexual, importunação sexual e estupro de vulnerável.
“Precisamos orientar esses profissionais sobre como identificar situações de assédio, e como eles devem agir no momento. O acolhimento humanizado às vítimas é o primeiro passo para ajudar aquela mulher, assim como a devida orientação e também acionar as forças policiais para que o suspeito seja detido para prestar os devidos esclarecimentos”, disse o delegado da Polícia Civil de Alagoas.
Thiago Prado também apresentou os principais canais de atendimento às vítimas de assédio. “Ao se deparar com uma situação em que uma mulher chegue relatando um caso de assédio, os profissionais devem acionar a Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar de Alagoas pelo número 190. Os responsáveis também podem encaminhar ou orientar a vítima a procurar a Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual, localizada no Hospital da Mulher, no bairro do Poço”, orientou, ao destacar que um outro importante canal para denúncias de violência contra mulher é o 180.
Programa Salve Mulher
Enquanto esteve à frente da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Thiago Prado promoveu diversas capacitações para os agentes da Guarda Municipal de Maceió, como o curso para o enfrentamento da violência contra mulher, crianças e adolescentes.
“A capacitação faz parte do Programa Salve Mulher e conseguimos certificar cerca de 30 guardas municipais, que estão aptos a fazer um atendimento humanizado às vítimas de violência, fazendo o acolhimento inicial e fazendo orientações a rede de proteção às vítimas de violência”, afirmou o ex-secretário da Semscs.
Os agentes municipais de segurança fazem parte da Casa da Mulher Alagoana, trabalhando em parceria com outras instituições do Sistema Único de Segurança Pública e do Poder Judiciário.
O treinamento também contou com a participação da promotora de justiça do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), Karla Padilha, com a palestra: Igualdade de gênero e o protocolo de acolhimento humanizado às mulheres vítimas de crimes sexuais dentro dos estabelecimentos.