O número de assassinatos em Alagoas caiu 14,8% em 2021, de acordo com o Monitor da Violência, criado pelo G1 com base nos dados oficiais repassados pelo Governo do Estado. Em um ano foram registrados 1.065 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), 185 a menos que o total em 2020.
Deste total, 1.041 foram homicídios dolosos (incluindo feminicídio), quando há a intenção de matar; 20 latrocínios, que são os roubos seguidos de mortes; e 4 lesões corporais seguidas de mortes. A redução no estado foi maior que a média nacional, que registrou -7%.
A socióloga Danúbia Barbosa atribuiu a redução dos CLVI’s em 2021 a um reflexo das políticas de isolamento social. “Em 2020 temos um fenômeno atípico, a pandemia, e com ela uma crise de saúde pública e economia. As vísceras da sociedade ficaram totalmente expostas, as mazelas sociais, mesmo com todas as questões de isolamento social e distanciamento, que fizeram que as classes média e alta conseguissem manter, mesmo que à força, as regras impostas. Já na periferia, vimos as necessidades básicas não serem atendidas, levando as pessoas às ruas em busca da reprodução da vida cotidiana”, explica a socióloga.
Por sua vez, o secretário de Estado da Segurança Pública , Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, afirma que a redução da violência é fruto da dedicação dos profissionais das forças de segurança, bem como dos investimentos realizados pelo Governo de Alagoas.
“Estamos colhendo o que viemos plantando desde o início do ano passado. Investindo em melhores equipamentos e viaturas, investindo em estrutura e na maior integração das Forças de Segurança. O resultado é esse, 11 meses seguidos de redução e o melhor resultado