Mudança foi sugerida pelo ex-comandante do Exército Julio Cesar Arruda, exonerado no sábado (21)
CNN – O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, oficializou a troca na cúpula do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira (23).
O general Ricardo José Nigri foi nomeado novo secretário-executivo da pasta, e Marcius Cardoso Netto será o secretário de Segurança Presidencial.
Ricardo Nigri era chefe da área de Missões de Paz e Aviação do Exército. Já Cardoso Netto será responsável pela segurança palaciana e da família do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Na semana passada, antes de ser exonerado do comando do Exército, o general Julio Cesar de Arruda enviou ao ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, uma lista em que sugeria os nomes para os cargos de comando, e as trocas que seriam efetivadas.
Com isso, o então número 2 do GSI, Carlos José Russo Assumpção Penteado, foi exonerado do cargo que ocupava desde julho de 2021 e foi nomeado para adido do gabinete do agora novo comandante do Exército, Tomás Miguel Ribeiro Paiva.
As mudanças já eram esperadas e vêm na esteira de uma série de exonerações de militares em cargos do GSI e da Secretaria-Geral da Presidência após os ataques de 8 de janeiro, que culminaram com a depredação dos prédios que são sede dos Três Poderes.
Esses militares haviam sido nomeados ainda na gestão de Jair Bolsonaro, e o presidente Lula chegou a declarar que não confiava neles.