Valor de R$ 70 mil será utilizado na compra de órteses e próteses para reorganização da rede de cuidados a pessoas com deficiência
Depois de destinar emenda parlamentar, no valor de R$ 70 mil, o vereador por Maceió, Delegado Fábio Costa, visitou a Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal) esta semana e reforçou o papel social que a instituição exerce na sociedade há 40 anos.
O recurso será utilizado para reorganização da rede de cuidados a pessoas com deficiência. A principal finalidade é a compra de órteses (cadeiras de rodas, aparelhos de locomoção, muletas, calçados ortopédicos, coletes e calhas) e próteses (pernas mecânicas e aparelhos auditivos).
“Fomos à Adefal para evidenciar o relevante trabalho que exerce em benefício do povo alagoano. Diante da forte atuação em prol das pessoas com deficiência, nos preocupamos em destinar uma das nossas emendas de apropriação de despesa. Vemos as pessoas chegando e realmente necessitadas. O trabalho que a Adefal executa é muito bonito, altruísta, que beneficia e que atende os mais necessitados”, destacou Fábio Costa.
A presidente da entidade, Graça Dias, mostrou-se satisfeita com a sensibilidade do vereador. Ela conta que a verba recebida pela instituição, por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS), é limitada e com base na produção mensal. Por isso, ao longo da pandemia, quando parte dos atendimentos foi suspensa, a situação financeira da Adefal piorou.
“Fico muito feliz pela indicação do Delegado Fábio Costa na Adefal, uma vez que ele não tem vínculo com ninguém. Ajudou sem olhar a quem. Que muitas iniciativas assim surjam para suprir nossas necessidades”, avalia a presidente.
A assessora técnica da instituição, Lidiane Ferraz, detalha que a ajuda proveniente da emenda parlamentar do vereador chegou em boa hora. O dinheiro vai permitir que a programação financeira seja suprida por um mês inteiro, poupando o recurso do SUS.
“Passamos por um período muito complicado ao longo da pandemia e dependemos do SUS e de emendas parlamentares. Os impactos financeiros da suspensão do atendimento ainda não foram recuperados e a ajuda é muito bem-vinda”, comenta a assessora técnica.
A Adefal atende 1.500 pessoas por dia nas três modalidades (física, auditiva e intelectual). O Centro Especializado em Reabilitação oferece atendimento para cuidado com a saúde, incluindo as ações de promoção, prevenção, reabilitação e tratamento de doenças, de forma integrada e com todos os níveis de atenção. São quase 300 profissionais, em diversas áreas, que prestam a assistência aos usuários.