Solicitação era para instalação em trechos das avenidas Durval de Góes Monteiro, em frente a Carajás, e Lourival Melo Mota, no Cidade Universitária, onde vários acidentes aconteceram
Após solicitação do vereador Delegado Fábio Costa (PP), a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) instalou semáforos em trechos da Avenida Durval de Góes Monteiro, no Tabuleiro do Martins, e na Avenida Lourival Melo Mota, na Cidade Universitária, em Maceió, considerados perigosos para pedestres e condutores pelos constantes acidentes.
O primeiro foi instalado em frente à loja Carajás e já está funcionando normalmente, levando segurança a quem precisa atravessar ou trafegar de veículo pelo local. Este foi um dos primeiros pedidos de Fábio Costa no mandato.
Em fevereiro do ano passado, o vereador apresentou uma indicação na Câmara Municipal requerendo ao prefeito JHC (PSB) e ao superintendente da SMTT, André Costa, as providências em um dos pontos mais movimentados da Durval de Góes Monteiro. Recentemente, Fábio esteve no local e voltou a cobrar a instalação do semáforo. Menos de duas semanas após, o órgão de trânsito adotou a medida.
“É de conhecimento de todos que circulam naquela região que a travessia de pedestres em frente àqueles dois grandes estabelecimentos comerciais, com grande fluxo de pessoas, controladas somente por faixas horizontais, não deu certo. Essa constatação implicava a necessidade urgente de intervenção da autoridade municipal de trânsito para buscar alternativas com a finalidade de evitar a grande quantidade de acidentes no local”, argumentou Fábio Costa.
O outro semáforo foi instalado em frente ao Residencial Vila Madalena, na Avenida Lourival Melo Mota, e vai beneficiar moradores do Gama Lins e do Santos Dumont. Por lá, o equipamento ainda está intermitente, já que a Secretaria Municipal de Infraestrutura ainda precisa fazer algumas adaptações na via para acessibilidade das pessoas com deficiência.
O síndico do Residencial Vila Madalena, Anderson Rizzo, reforçou que, no local, já presenciou várias ocorrências com morte, sendo algumas delas flagradas pelas câmeras de segurança do condomínio. “Sempre repassamos as imagens para a SMTT. O semáforo é de extrema importância não só para o condomínio, mas para a população inteira”, avalia.
“Eram dois trechos de constantes acidentes de trânsito, deixando pedestres que precisam atravessar e os motoristas em risco pela falta de sinalização”, destacou o vereador. “Eu parabenizo a SMTT pela realização do serviço, que, consequentemente, vai evitar novos acidentes, atropelamentos e permitir que vidas sejam salvas”, completou.