Camisa 10, titular pela primeira vez na equipe de Diego Alonso no Qatar, correspondeu com os dois gols da vitória celeste sobre Gana, mas a classificação não veio
O mal desempenho nas duas primeiras rodadas cobrou o preço para o Uruguai. Os celestes venceram Gana por 2 a 0, no estádio Al Janoub, em Doha, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo, mas não foi o suficiente para colocar os sul-americanos nas oitavas de final. De Arrascaeta, do Flamengo, marcou os dois gols da partida.
Com o resultado, o Uruguai chegou aos quatro pontos. Mas, com a virada da Coreia do Sul sobre Portugal, ficou com apenas a terceira colocação do Grupo H, se despedindo da competição ao lado de Gana.
A MÃO QUE OFENDE É A MESMA QUE DEFENDE
O jogo começou animado. Gana se contentava com o empate. Uruguai precisava da vitória. O clima foi ficando tenso, até que o goleiro Rochet resolveu dar ainda mais emoção à partida ao derrubar Kudus na área.
Após checagem do VAR, o pênalti foi marcado. André Ayew foi para a bola e… Rochet defendeu! Roteiro semelhante ao da Copa de 2010, quando Gana também teve um pênalti decisivo nas mãos contra o Uruguai e desperdiçou. História.
ARRASCAETA É O NOME DELE
O craque do Flamengo não foi titular em nenhum dos jogos da Copa, mas Alonso recorreu ao jogador para buscar a classificação contra Gana. Deu certo. Primeiro, aos 25 minutos, quando Darwin Núñez apareceu aberto na direita e cruzou em busca de Suárez.
O atacante bateu forte, o goleiro defendeu e, na sobra, Arrascaeta chegou de cabeça para abrir o placar. Depois, aos 30′, Núñez escorou de cabeça e o camisa 10 bateu de primeira para marcar um golaço e ampliar. 2 a 0 Uruguai ainda na primeira etapa!
OS MINUTOS DE ROCHET
A seleção ganesa não queria aceitar o resultado e tentou buscar um gol à todo custo. O problema é que no gol uruguaio tinha Sergio Rochet. O arqueiro celeste fez uma sequência de três defesas consecutivas que salvaram o Uruguai, mas que ainda não garantiram a classificação, já que a Coreia venceu Portugal por
O ADEUS À COPA
Com a vitória da Coreia do Sul sobre Portugal, o Uruguai precisava marcar o terceiro para avançar às oitavas de final da Copa. O gol poderia ter saído aos 42 minutos, quando De la Cruz recebeu de Valverde aberto na esquerda e cruzou para Cavani, o experiente atacante cabeceou e obrigou Zigi a fazer linda defesa. Além disso, a posição irregular foi assinalada pela arbitragem.
O final de jogo foi repleto de emoções para os dois lados, ainda mais para os uruguaios, que se despediram da Copa do Mundo por apenas um gol — que não saiu. O sol celeste se apagou e a seleção de Diego Alonso caiu ainda na fase de grupos.
FICHA TÉCNICA
GANA 0 X 2 URUGUAI
Local: Estádio Al Janoub , no Qatar
Data e horário: 02/12/2022 (sexta-feira), às 12h (de Brasília)
Árbitro: Daniel Siebert (Alemanha)
Auxiliares: Jan Seidel (Alemanha) e Rafael Foltyn (Alemanha)
Quarto árbitro: Yoshimi Yamashita (Japão)
VAR: Bastian Dankert (Alemanha)
Cartões amarelos: Darwin Núñez, Luis Suárez e Coates (URU); Sulemana (GAN)
Gols: Arrascaeta (25’/1ºT) (0-1) (30’/1ºT) (0-2)
GANA: Ati Zigi; Seidu, Baba, Amartey e Salisu (Kyereh, aos 25’/2ºT); Salis, Partey e Kudus; Jordan Ayew (Sulemana, no intervalo), André Ayew (Bukari, no intervalo) e Iñaki Williams (Semenyo, aos 25’/2ºT). Técnico: Otto Addo.
URUGUAI: Rochet; Varela, Coates, Giménez e Mathías Oliveira; Bentancur (Vecino, aos 33’/1ºT), Valverde, Pellistri (De la Cruz, aos 19’/2ºT) e Arrascaeta (Maxi Gómez, aos 33’/2ºT); Darwín Ñunez (Canobbio, aos 33’/2ºT) e Suárez (Cavani, aos 19’/2ºT). Técnico: Diego Alonso.