Um balão não tripulado caiu no Aeroporto Internacional de Guarulhos, no último domingo (20), e atingiu um avião da Gol que estava estacionado no pátio. Fotos e vídeos circulam na internet mostrando o fato. Não há registro de pessoas feridos.
Apesar de soltar balões ser um crime, ninguém foi identificado e preso pelas autoridades.As imagens que viralizaram foram registradas por passageiros e funcionários que trabalham em Cumbica.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo disse que “realiza diligências para identificar a pessoa que soltou o objeto” e que a as policias Civil e Militar “estão empenhadas no combate à soltura de balão”.
A GRU Airport, responsável pela administração do aeroporto, informou por meio de nota que o fato ocorreu na manhã de domingo e que a queda do balão não provocou interferência na operação dos voos. A empresa informou ainda que, por mais que no Brasil seja um crime, a queda de balões é um registro comum no aeroporto, tendo contabilizado mais de 33 ocorrências do tipo em 2020 e outras 44, em 2021.
“A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, informa que, neste domingo (20), identificou a queda de um balão no pátio às 8h40. A operação no local foi paralisada e as equipes da concessionária atuaram para recolher o material. A rápida atuação para a retirada do balão não provocou interferência ou gerou riscos nas operações, que foram normalizadas às 8h49”, disse a concessionária em nota.
O balão tinha a logo da emissora SBT, além da imagem de personagens de um programa humorístico do canal. Em nota a emissora negou que o balão seja dela e repudiou o ato.
“O SBT esclarece que o balão que caiu neste domingo, dia 20, no Aeroporto de Guarulhos não tem qualquer relação com a empresa. A emissora não apoia a soltura de balões e espera que as autoridades apurem a responsabilidade do fato.