Instituição diz que não houve prejuízo financeiro aos clientes porque informações completas de cartões de crédito não foram acessadas
Folha de São Paulo – O Banco Pan sofreu nesta quinta-feira (14) um ataque de criminosos que resultou no vazamento de dados cadastrais de clientes que possuem cartões de crédito da instituição. O acesso às informações ocorreu devido a uma falha em uma empresa que prestas serviços de tecnologia para a central de atendimento telefônico do banco, que é terceirizada.
Nomes, telefones, CPF e endereços estão entre as informações afetadas. Os cibercriminosos também acessaram o saldo devedor e o limite disponível dos cartões.
Quanto aos dados específicos de identificação dos cartões de crédito, apenas os números mascarados foram acessados. Isso significa que eles não tiveram acesso à numeração completa do cartão nem ao código de segurança. Também não houve acesso às senhas.
Sem as informações completas, os fraudadores não conseguiriam, por exemplo, realizar saques ou compras em nome das vítimas.
O Banco Pan afirmou à Folha que não houve qualquer prejuízo financeiro aos clientes, pois as informações essenciais para utilização dos cartões não foram acessadas.
Existem 13 milhões de cartões de crédito na base de clientes do Banco Pan. Não há informações até o momento sobre o número exato de vítimas do vazamento.
Apurações iniciais da investigação policial em curso apontam que uma parcela pequena dos clientes teve dados expostos, informou uma pessoa familiarizada com o caso.
Apenas o segmento de cartões de crédito do Banco Pan foi alvo do ataque. Outros serviços não foram afetados. Entre os produtos oferecidos pela instituição estão contas digitais, meios de pagamento (maquininhas de cartão), financiamentos e empréstimos.
Clientes que possuem cartões de crédito do Banco Pan podem tirar dúvidas pelo SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), que funciona 24 horas pelo telefone 0800 776 8000.
Desde 2011 o Banco Pan pertence ao BTG Pactual, que comprou todas as ações de titularidade do Grupo Silvio Santos.
Não há relação entre as bases de dados de cartões vazadas do Banco Pan com informações de clientes do BTG.
Em nota divulgada na tarde desta sexta-feira (15), o Banco Pan informou ter notificado a empresa responsável pela falha para a correção imediata do problema e que contratou uma consultoria para uma análise completa da situação. A nota reforça que não houve prejuízo financeiro aos clientes. Veja o comunicado do banco: