Bia Ferreira conquistou a medalha de ouro no boxe até 60kg nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, vencendo a colombiana Angie Valdes por três rounds a zero na final. Esta vitória marcou o bicampeonato da brasileira no evento, e ela anunciou sua aposentadoria após os Jogos de Paris 2024, onde buscará a medalha de ouro olímpica.
A luta foi intensa, com Bia Ferreira vencendo os três rounds. As parciais foram 3 a 2 no primeiro assalto e 5 a 0 no segundo e no terceiro assaltos. Bia já enfrentou a adversária anteriormente na final do mundial.
Além de Bia Ferreira, outros atletas brasileiros também se destacaram no boxe no Pan de Santiago. Tati Chagas conquistou a medalha de prata na categoria até 54kg, enquanto Keno Marley conquistou a medalha de prata na categoria masculina até 92kg, apesar de ser derrotado pelo lendário Júlio César.
Bia Ferreira expressou sua alegria com o desempenho do boxe brasileiro e enfatizou seu papel de incentivar as demais atletas. Ela se referiu a si mesma como “mais incentivadora” do que capitã e destacou a importância do boxe feminino no Brasil.
Dois outros atletas brasileiros, Abner Teixeira e Michael Douglas, não competiram nas finais devido a lesões, mas garantiram vagas olímpicas durante o torneio. Isso mostra o sucesso geral da equipe brasileira no boxe nos Jogos Pan-Americanos de Santiago.