Presidente foi ao país em fevereiro, poucos dias antes da invasão à Ucrânia. Bolsonaro defende que tratou da garantia de fertilizantes
Dois meses após ir à Rússia, Jair Bolsonaro (PL) voltou a citar a viagem feita antes do início da guerra, nesta quinta (14). O presidente falou sobre a viagem em fala sobre a segurança alimentar brasileira e que a viagem foi feita para garantir a oferta de fertilizantes do país do Leste Europeu para o agronegócio brasileiro.
“Todos os países do mundo buscam a segurança alimentar. E o Brasil, hoje em dia, tem a sua segurança alimentar e a garante para muitos outros países do mundo também”, iniciou o chefe do Executivo federal, em cerimônia realizada em João Pinheiro (MG).
“Temos problemas? Temos. Mas temos um governo com a capacidade de se antecipar a problemas futuros. Estive na Rússia há pouco tempo para garantir o fornecimento de fertilizante para o nosso agronegócio. Isso está sendo feito. Imagine Brasil sem fertilizante. Obviamente cairia a nossa produtividade – e não só o Brasil, mas o mundo todo sofreria com isso”, prosseguiu.
Sobre o conflito, Bolsonaro, na última terça (12), afirmou que o Brasil adota uma postura neutra, sendo justificada pelos negócios com o governo russo, principalmente o de fertilizantes.
“Nessa guerra lá fora, queriam que eu tomasse partido. Meu partido é o Brasil. Temos negócios com a Rússia. Somos neutros e continuamos recebendo fertilizantes deles. Imaginem o nosso agronegócio sem fertilizante? Cairia a produtividade”, disse Bolsonaro a apoiadores.