Dado faz parte do resultado entregue pelo IBGE ao TCU a partir dos 83,9% da população recenseada
O Globo | O Brasil chegou ao contingente de 207.750.291 milhões de habitantes este ano. É o que aponta o relatório elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base nos dados coletados pelo Censo Demográfico 2022 até o dia 25 de dezembro. O órgão entregou nesta manhã os dados populacionais prévios do Censo ao Tribunal de Contas da União (TCU).
A divulgação do resultado prévio ocorre após uma série de impasses que o IBGE enfrentou ao longo deste ano para a operação da pesquisa, como a escassez de recenseadores e recusa dos domicílios de renda mais alta. Seguindo um modelo estatístico, o instituto entregou um resultado prévio do ano de 2022 a partir dos 83,9% da população recenseada.
— Este modelo adotado foi bastante estudado e aprovado pela Comissão Consultiva do Censo 2022, que olhou detalhadamente o processo desenvolvido para fornecer ao TCU e à sociedade os melhores dados técnicos e reais possíveis — afirma o diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo.
As informações populacionais baseiam o rateio dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Fundo de Participação dos Estados (FPE), cujos percentuais a serem distribuídos para as cidades e unidades federativas são definidos pelo TCU a partir de dados da população.
A coleta de dados para o Censo 2022, contudo, permanece ativa. A expectativa do IBGE é encerrar a operação da pesquisa em fevereiro.