Eleitores que vivem no exterior se espalharam por 22 cidades do mundo. Este ano, 697 mil brasileiros estavam aptos a votar fora do país
O Globo | A eleição de brasileiros que vivem no exterior está avançando rapidamente. Até as 9h deste domingo (30), eleitoras e eleitores do Brasil já registraram seus votos em 22 cidades de 17 países, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Já encerraram as votações na China, na Coreia do Sul, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, Índia, Indonésia, Japão, Malásia, Nepal, Nova Zelândia, Omã, Singapura, Tailândia, Taiwan, Timor Leste, Vietnã.
O encerramento a essa hora se deve ao fuso horário adiantado em relação ao Brasil. Portanto, outros eleitores continuam votando em dezenas de outras localidades fora do país. Ao todo, a eleição no exterior acontece em 141 cidades estrangeiras localizadas em 101 países.
A totalização e a divulgação oficial dos resultados das eleições pelo TSE somente ocorrerão a partir das 17h do horário de Brasília, quando a votação for encerrada em todo o país. Mas é importante lembrar que os resultados em cada seção eleitoral no exterior podem ser conferidos pelos próprios eleitores por meio do Boletim de Urna (BU), que é emitido pelo equipamento.
Ou seja, não há antecipação de totalização de votos em relação aos locais de votação situados no exterior. A totalização dos votos das eleições somente começa a partir das 17h pelo horário da capital brasileira.
Nas Eleições 2022, mais de 697 mil eleitores estão aptos a votar no exterior. Eles só podem votar para presidente da República. O número de eleitoras e eleitores no exterior aumentou em 39,21% em relação a 2018, quando ocorreram as últimas Eleições Gerais.