Nesta quarta (23), dois dias após a queda do Boeing 737-800 da Eastern China Airlines, equipes de resgate que vasculham a área da queda encontraram uma das duas caixas-pretas do avião. A informação foi divulgada pela Administração da Aviação Civil da China (CAAC). Com essa peça, mais detalhes do ocorrido podem esclarecer a tragédia.
Porém, segundo o porta-voz da CAAC, Liu Lusong, o estado em que a caixa-preta se encontra é precário, estando muito danificada. “Uma caixa-preta do voo MU5735 da China Eastern Airlines foi encontrada em 23 de março, mas ela está muito danificada, e não sabemos ainda se se trata da caixa-preta que gravou as conversas entre o piloto e a torre de controle”, disse.
A aeronave, como de costume, era equipada com duas caixas-pretas. Uma delas registra dados do avião durante o voo e a outra registra os diálogos entre os pilotos e as torres de controle. Ainda não é certo qual das duas foi resgatada.
O avião que transportava 132 pessoas (9 tripulantes e 123 passageiros) caiu nas montanhas da região de Guangxi, no Sul da China, na última segunda-feira (21/3). Ele seguia de Kunming, no sudoeste do país, para Guangzhou, quando perdeu contato sobre a cidade de Wuzhou.