O Legislativo Municipal aprovou dois projetos de decretos legislativos, de autoria do vereador Delegado Fabio Costa (PP), em sessão nessa quarta-feira (28). As propostas concedem comenda ao reverendo Orisvaldo Nunes, presidente da Assembleia de Deus em Alagoas, e ao jornalista, radialista e escritor Fernando Valões.
No caso do religioso, que lidera a maior denominação evangélica do Estado, o Legislativo vai conceder a Comenda Pastor José Antonio dos Santos para reconhecer e valorizar os relevantes serviços prestados no meio religioso. A Mesa Diretora da Casa marcará data para a solenidade especial de outorga da homenagem.
A honraria foi instituída pelo Decreto Legislativo nº 597, de 03 de novembro de 2015, e prevê agraciar pessoas que se destacam ou que se destacaram no segmento evangélico, sejam eles pastores, presbíteros, obreiros, diáconos, bispos, evangelistas e missionários.
Fabio Costa também propôs homenagear o comunicador Fernando Valões com a Comenda Senador Arnon de Mello. O profissional se dedica ao jornalismo em Alagoas há 47 anos, sendo fundador de emissoras de rádio, com passagens importantes na televisão.
A Comenda Senador Arnon de Mello foi instituída pela Resolução nº 582, de 03 de dezembro de 1997 e é outorgada após aprovação da maioria do Plenário da Câmara Municipal de Maceió, a personalidades da área de comunicação – jornalistas, radialistas, redatores, apresentadores e escritores, além de entidades e instituições que tenham se destacado nesse segmento.
BIOGRAFIAS
PASTOR – O reverendo Orisvaldo Nunes é o presidente da Assembleia de Deus em Alagoas. Nasceu em Palmeira dos Índios/AL, é bacharel em Teologia, graduado pela Faculdade de Filosofia e Teologia de Alagoas – FAFITEAL (hoje FATEAL). Foi professor até o ano de 2015 na faculdade, lecionando durante muitos anos diversas disciplinas como: Bibliologia, Eclesiologia, Angelologia e Homilética, a igreja e o Direito Civil. É também advogado, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil – OAB secção Alagoas.
Dirigiu o campo eclesiástico de São Miguel dos Campos, passou a ser integrante da diretoria da Convenção de Ministros da Assembleia de Deus no Estado de Alagoas (Comadal), onde chegou à vice-presidência. Atuou como presidente do Conselho de Missões, membro do Conselho de Doutrina e da Comissão Jurídica.
Após o falecimento do saudoso pastor José Antônio dos Santos, o reverendo foi aclamado pastor-presidente da igreja no Estado. Na Câmara, Orisvaldo já foi homenageado com a Comenda Desembargador Mário Guimarães e com o título de cidadão honorário de Maceió.
JORNALISTA – Aldir Fernando Pereira Valões Rocha é conhecido no mercado por Fernando Valões. Nascido em Maceió/AL, no dia 03 de outubro de 1958, reside atualmente em Santana do Ipanema/AL. Estudou no Colégio Sagrada Família, no bairro Prado e na Escola Estadual Maria José Loureiro, no CEPA. Cursou História na FUNESA e tem graduação em Ciências Sociais pela Faculdade Cruzeiro do Sul, com especialização em Sociologia. É casado e tem sete filhos.
Sua trajetória na comunicação foi iniciada em 1975, na TV Gazeta de Alagoas, nas funções de operador de videotape, editor de vídeo e coordenador de produção. Trabalhou na programação da TV Gazeta do Espírito Santo e na TV Globo do Rio. Produziu uma série de documentários pela Fundação Teatro Deodoro e chegou à coordenação de programação da TV Alagoas.
Comandou, durante 30 anos, a Valões Empreendimentos e Publicidade Ltda, nas funções de repórter cinematográfico, editor e diretor-presidente da empresa, gerenciando uma equipe com 30 profissionais de televisão, produzindo mais de duas mil reportagens nos 102 municípios de Alagoas.