Ministério da Saúde ampliou o prazo por causa da baixa adesão da população. A ideia é aumentar a cobertura vacinal
Metrópoles – O Ministério da Saúde prorrogou, nesta terça-feira (6/9), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação até o dia 30 de setembro. A ampliação do prazo tem o intuito de aumentar as coberturas vacinais e a adesão da população à vacinação.
Até o momento, 35% das crianças na faixa etária de 1 a 5 anos foram imunizadas contra a poliomielite e cerca de 4 milhões de doses foram aplicadas desde o início da mobilização.
A campanha, que iria até o dia 9 de setembro, almeja alcançar cobertura vacinal igual ou maior a 95%, além de reduzir o número de não vacinados do grupo de menores de 15 anos, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.
O grupo-alvo da campanha são as 14,3 milhões de crianças menores de cinco anos de idade.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) alerta sobre a importância e o benefício da vacinação, para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite, uma vez que o Brasil recebeu o certificado de eliminação da doença em 1994.
De acordo com o Ministério da Saúde, as campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a Covid-19 em andamento, que “podem ser administradas de maneira simultânea ou em qualquer intervalo das demais vacinas do Calendário Nacional”.
A pasta informa ainda que a atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.