É o último dia para os candidatos fazerem divulgação paga de suas campanhas em jornais e revistas
O Globo – Os principais postulantes ao Palácio do Planalto vão dedicar boa parte dos últimos dias de campanha às suas zonas de conforto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) estará em Minas Gerais e Santa Catarina, estados onde seus aliados são favoritos, e participará de motociatas em todas unidades da federação que visitar. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará por Rio, Salvador (BA) e Fortaleza (CE), locais em que lidera a corrida eleitoral. Ciro Gomes (PDT) segue para Sobral (CE), cidade governada por seu irmão, Ivo Gomes. Já Simone Tebet (MDB) vai se dividir entre São Paulo e o Mato Grosso do Sul, sua terra natal.
A partir desta sexta-feira, não é mais permitida a realização de comícios com aparelhos de som de grande porte. É o último dia para os candidatos fazerem divulgação paga de suas campanhas em jornais e revistas. Já no sábado, véspera da votação, eles ainda poderão realizar atos com alto-falantes e amplificadores de som, além de distribuir material gráfico e participar de caminhadas e passeatas. O limite para fazer qualquer tipo de campanha é até as 22h do sábado.
Bolsonaro participou de uma motociata em Poços de Caldas, Minas Gerais, nesta sexta-feira. No dia seguinte, o presidente vai iniciar o dia ao lado do seu ex-ministro Tarcísio de Freitas, em São Paulo, onde também ocorrerá um passeio de moto. Disputando o governo do estado pelo Republicanos, Tarcísio é um dos poucos apadrinhados do presidente com chances reais de ir para um segundo turno competitivo.
O titular do Palácio do Planalto sairá de São Paulo para Joinville, em Santa Catarina. Lá, ele vai cumprir compromissos ao lado de dois correligionários, Jorginho Mello (PL), que concorre ao governo estadual, e Jorge Seif (PL), postulante ao Senado. Ao organizar motociatas, Bolsonaro tentará aglutinar seus apoiadores nas ruas com o intuito de demonstrar força na reta final da campanha.
Lula volta os seus esforços para estados onde lidera a corrida eleitoral. Nesta sexta-feira, ele continua no Rio, berço do bolsonarismo, onde se encontrou com o candidato ao governo local Marcelo Freixo (PSB), numa espécie de último esforço para tentar ajudá-lo a encostar no governador e candidato à reeleição, Claudio Castro (PL), à frente nas pesquisas.
Ainda na sexta, Lula irá a Salvador para uma caminhada. A segurança do petista prepara um amplo esquema de proteção por entender que eventos do tipo são os que representam maior risco. A visita à Bahia atende a um pleito do senador Jaques Wagner (PT-BA) para impulsionar a candidatura de Jerônimo Rodrigues (PT), que disputa o governo e vem crescendo nas pesquisas. Lula finaliza a agendas da sexta-feira em Fortaleza, ao lado de Elmano Freitas (PT), que concorre ao governo, e Camilo Santana (PT), ao Senado. No sábado, Lula fará uma caminhada com Fernando Haddad (PT) em São Paulo.
Já Ciro Gomes ficará no Ceará, seu domicílio eleitoral, até domingo, dia da votação. Nesta sexta-feira, ele estará em Sobral, cidade governada por seu irmão, Ivo Gomes (PDT). Ciro chega ao Ceará com o pior desempenho que alcançou no estado nas quatro vezes em que disputou a Presidência. As pesquisas apontam que ele corre o risco de ser derrotado em casa, apesar de já ter sido governador e prefeito de Fortaleza. Segundo o último Ipec, o pedetista está em terceiro lugar no Ceará, com 10%, atrás de Lula, com 63%, e Bolsonaro, 18%. Além disso, ele encontrará um cenário hostil. Os próprios irmãos do presidenciável, Ivo e o senador Cid Gomes, se afastaram da campanha e não fizeram esforços para ajudar o candidato do PDT ao governo, Roberto Cláudio, pivô do racha do partido com o PT local.
Disputando o terceiro lugar com Ciro Gomes, a senadora Simone Tebet (MDB) vai a São Paulo e ao Mato Grosso do Sul, seu estado. Trata-se de uma tentativa de manter a estratégia que tem surtido efeito. Tebet intensificou as agendas em cidades paulistas, o maior colégio eleitoral do país. A mais recente pesquisa Ipec mostrou que ela aparece um ponto à frente de Ciro Gomes no estado. Ela vai finalizar a campanha em Campo Grande (MS), no sábado.