Olaf Scholz promete continuar enviando armas para defesa do país
CNN – O chanceler alemão Olaf Scholz pediu um “novo plano Marshall” para reconstruir a Ucrânia, referindo-se ao programa de desenvolvimento patrocinado pelos Estados Unidos que visava reabilitar as economias europeias após a Segunda Guerra Mundial para salvaguardar a democracia no continente.
“Não sabemos quando essa guerra vai acabar. Mas acabará”, disse Scholz nesta terça-feira (25) em uma conferência em Berlim sobre planejamento e financiamento do esforço de reconstrução do pós-guerra.
Ajudar a Ucrânia a se recuperar será “um desafio para gerações” e exigirá “a força combinada de toda a comunidade internacional”, acrescentou.
A Alemanha continuará apoiando Kiev com armas para se defender pelo tempo que for necessário, disse Scholz.
“Para garantir que isso prevaleça… continuaremos resolutamente a apoiar a Ucrânia politicamente, financeiramente, em termos de assistência humanitária e também com armas, pelo tempo que for necessário”, disse ele.
Isso inclui o fortalecimento dos sistemas de defesa aérea da Ucrânia, que a Ucrânia “precisa urgentemente agora”, acrescentou o chanceler.
Scholz disse que o uso de drones pela Rússia para atacar civis e usinas de energia na Ucrânia marcou uma “nova baixa” na guerra e sugeriu que Moscou está “desesperada”.
“Os últimos ataques indiscriminados, incluindo o uso de drones kamikaze contra civis e infraestrutura civil na Ucrânia, marcam uma nova baixa no desprezível esforço da Rússia para varrer a Ucrânia do mapa”, disse ele. “A forma abominável de guerra só demonstra uma coisa: a Rússia de Putin está desesperada”.