F SAO PAULO – O chefe do Estado-Maior dos EUA, o general Mark Milley, reafirmou neste sábado (4) em Estocolmo o apoio de seu paísà adesão da Suécia e da Finlândia à Otan, aliança militar ocidental.Os dois países nórdicos apresentaram suas candidaturas após a Rússia invadir a Ucrânia, no final de fevereiro, rompendo com sua tradição de não alinhamento militar.
A adesão significaria que a costa do mar Báltico, exceto pequenas faixas ao redor das cidades russas de Kaliningrado e São Petersburgo, seria cercada por membros da aliança.
“É importante para nós, tanto para os Estados Unidos como para os outros países da Otan, mostrar nossa solidariedade com a Finlândia e a Suécia durante esse exercício [militar]”, disse Milley durante coletiva de imprensa conjunta com a primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson, a bordo do navio de desembarque e porta-helicópteros USS Kearsarge. O general refere-se às manobras navais conduzidas pela Otan no mar Báltico que acontecem entre 5 e 17 de junho, com a participação de 14 países da aliança.
A presença do USS Kearsarge em Estocolmo, capital sueca, “demonstra o compromisso dos Estados Unidos com uma causa comum no que diz respeito à ordem internacional e à ideia de que os grandes países não podem invadir os pequenos impunemente”, afirmou Milley. (AFP)