Segundo a Justiça, cliente deve ser indenizado em R$ 1 mil pela instituição financeira após o erro. Caso aconteceu em Luziânia (GO)
Metrópoles – A Caixa Econômica Federal deverá indenizar um cliente em R$ 1 mil depois que ele recebeu R$ 15,5 bilhões em sua conta por engano e teve o cartão bloqueado. De acordo com o homem, que avisou a instituição financeira sobre o erro, ele teve problemas para movimentar a conta durante dois dias após o episódio.
A decisão é do juiz Leonardo Tocchetto Pauperio, da Justiça Federal em Luziânia (GO), no Entorno do Distrito Federal. O caso aconteceu em abril de 2019, no entanto, ainda cabe recurso da sentença. A Caixa Econômica Federal informou que “não comenta ações judiciais em curso”.
Aviso
Ao notar que havia um valor bilionário em sua conta, o cliente entrou em contato com o banco que confirmou o erro. Porém, como era sábado, a instituição financeira informou que o dinheiro seria retirada da conta apenas na segunda-feira seguinte. No entanto, sem avisar o cliente, o cartão dele foi bloqueado, impossibilitando qualquer movimentação financeira durante todo o final de semana.
“A falha na prestação do serviço bancário é evidente, afinal, a Caixa, por um erro operacional seu, creditou na conta do autor uma soma vultosa de dinheiro que não lhe pertencia e para solucionar o imbróglio bloqueou o cartão do autor até que fosse solucionada a questão”, diz a decisão judicial.
Inicialmente, o cliente havia pedido uma indenização por danos morais de R$ 10 mil. Porém, de acordo com o magistrado, os danos morais sofridos foram mínimos e, por isso, estabeleceu o valor a ser recebido em R$ 1 mil.