Ipec, Datafolha e Quaest farão levantamentos com mais frequência. Cenário atual das disputas para governador será atualizado no RJ, SP, MG, DF e mais quatro estados
O Globo – A semana será repleta de pesquisas de intenção de voto para presidente, Senado e governos de alguns dos principais estados. Os novos dados registram a preferência dos eleitores no momento em que começam oficialmente as campanhas, com o encerramento do prazo para o registro de candidaturas nesta segunda-feira, e marcam o início de uma maratona que vai durar sete semanas e só vai acabar perto do dia 2 de outubro.
No cenário da disputa presidencial, serão divulgados os resultados de três pesquisas nacionais: do Ipec nesta segunda-feira (15), da Quaest na quarta-feira (17), e do Datafolha na quinta-feira (18). Os estudos captarão os efeitos dos primeiros pagamentos do novo valor do Auxílio Brasil, que começaram a ser feitos na semana passada.
Os eleitores e candidatos também conhecerão o atual cenário nas disputas pelos governos estaduais e vagas no Senado em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia e Espírito Santo.
Segunda-feira (15): Ipec (Brasil)
Nesta segunda-feira, o instituto de pesquisas Ipec, formado por ex-executivos do Ibope e contratado pela TV Globo, divulga os resultados de sondagem nacional com entrevistas presenciais. Os dados foram coletados entre 9 e 15 de agosto com 2 mil entrevistas presenciais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos, com um nível de confiança de 95%. O estudo foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-03980/2022.
O Ipec não faz pesquisas nacionais de intenção de votos para a Presidência desde dezembro de 2021. À época ainda eram testados nomes como os de Sergio Moro (União Brasil) e João Doria (PSDB), que desistiram de disputar chefia do Executivo federal. Os levantamentos do Ipec passarão a ser semanais a partir desta segunda-feira.
Segunda-feira (15): Ipec (Rio de Janeiro)
O Ipec também fará pesquisa para mensurar a intenção de voto dos eleitores do Rio de Janeiro para governador e senador. O levantamento com 1.200 eleitores do estado está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RJ-08527/2022. A margem de erro é de três pontos, para um nível de confiança de 95%.
A pesquisa mais recente do instituto no Rio, da última semana de julho, mostrou Cláudio Castro (PL) com 19% e Marcelo Freixo (PSB) com 13% na liderança da disputa.
O Ipec também medirá a preferência dos eleitores fluminenses em relação aos candidatos a presidente. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcou 41% na pesquisa do fim de julho, seguido por Jair Bolsonaro (PL), com 34%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) foi o terceiro na sondagem, com 6% das menções.
Segunda-feira (15): Ipec (São Paulo)
No maior colégio eleitoral do país, o Ipec divulgará na segunda-feira os dados de pesquisa realizada de 9 a 15 de agosto com 1.200 eleitores do estado. O estudo tem o número de identificação SP-04035/2022 no TSE, com margem de erro estimada em três pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
As pesquisas mais recentes no estado apontam o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) na liderança da disputa, com o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), disputando a segunda posição.
Segunda-feira (15): Ipec (Minas Gerais)
O Ipec ouviu de 9 a 15 de agosto 1.200 eleitores de Minas Gerais para mensurar o apoio aos candidatos ao governo do estado e ao Senado. A pesquisa, registrada sob o número MG-02868/2022 na Justiça Eleitoral, também tem margem de erro de três pontos para mais ou menos, para um nível de confiança de 95%.
Segunda-feira (15): Ipec (Distrito Federal)
No Distrito Federal, o instituto de pesquisas entrevistou a mesma amostragem presencialmente de 9 a 15 de agosto. A pesquisa revelará as intenções de votos para governador, senador e presidente. Está registrada com a identificação DF-02251/2022 e tem margem de erro estimada em três pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.
Segunda-feira (15): Ipec (Rio Grande do Sul)
A segunda-feira também será dia de conhecer o panorama das disputas pelo governo do Rio Grande do Sul e pela vaga do estado no Senado. A pesquisa do Ipec, contratada pela RBS (afiliada da Rede Globo no estado), tem uma base de 1.008 eleitores entrevistados de 9 a 15 de agosto. O estudo está inscrito no sistema do TSE com o número de identificação RS-08381/2022 e tem margem de erro de três pontos para mais ou menos.
Segunda-feira (15): Ipec (Pernambuco)
Contratado pela TV Globo, o instituto de pesquisas divulgará dados para as eleições para o governador e senador em Pernambuco. Foram ouvidos 1.200 eleitores do estado no período entre 9 e 15 de agosto. A sondagem, registrada com o número PE-03575/2022, tem margem de erro de três pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Quarta-feira (17): Quaest (Brasil)
A série Genial/Quaest terá nova pesquisa nacional divulgada na quinta-feira. A intenção de voto para presidente será medida a partir de 2.000 entrevistas presenciais, realizadas de 11 a 14 de agosto. O levantamento está registrado no TSE com o código BR-01167/2022 e tem margem de erro estimada em dois pontos para mais ou menos, com 95% de confiança.
A sondagem anterior da Quaest, realizada no fim de julho, mostrou recuo na distância entre Lula e Bolsonaro. O ex-presidente marcou 44% no levantamento, enquanto o pré-candidato à reeleição teve 32% de intenção de votos num cenário de primeiro turno.
Quarta-feira (17): Ipec (Espírito Santo)
Os candidatos aos cargos de governador e senador conhecerão o quadro atual das disputas no Espírito Santo na quarta-feira. O Ipec, contratado pela “Gazeta do Espírito Santo”, realiza 608 entrevistas no estado, de 11 a 17 de agosto. A margem de erro é estimada em quatro pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi cadastrado no sistema do TSE com o número ES-09385/2022.
Quinta-feira (18): Datafolha (Brasil)
O Datafolha revelará os resultados de nova pesquisa nacional de intenção de votos para presidente na quinta-feira. A pesquisa do instituto, que passará a fazer sondagens semanais, não havia sido registrada junto ao TSE até a última atualização desta reportagem.
O levantamento anterior do instituto registrou 47% de preferência dos eleitores por Lula, contra 29% que disseram ter a intenção de votar em Bolsonaro no primeiro turno. A pesquisa foi feita no fim de julho e indicou que Ciro Gomes estava no terceiro ligar da corrida presidencial, com 8%.
Quinta-feira (18): Datafolha (Rio de Janeiro)
O instituto de pesquisas também vai medir a preferência dos eleitores do Rio de Janeiro em relação aos candidatos a governador e senador.
No início de julho, o Datafolha identificou empate técnico dentro da margem de erro entre os pré-candidatos Marcelo Freixo e Cláudio Castro. Os postulantes à chefia do Executivo fluminense somavam 22% e 21% das intenções de votos, respectivamente.
Quinta-feira (18): Datafolha (São Paulo)
A nova rodada da pesquisa de intenção de votos ao governo de São Paulo e à vaga do estado no Senado será divulgada na quinta-feira pelo Datafolha.
O instituto identificou, a partir de entrevistas presenciais realizadas de 28 a 30 de junho, que o candidato apoiado por Lula, Fernando Haddad, liderava a corrida ao Palácio dos Bandeirantes naquele momento com 34% da preferência dos eleitores paulistas. Era seguido por Tarcísio de Freitas e Rodrigo Garcia, ambos com 13% àquela altura.
Quinta-feira (18): Datafolha (Minas Gerais)
Quinta-feira também será dia de conhecer os dados captados pelo Datafolha para a disputa em Minas Gerais aos cargos de governador e senador.
No levantamento anterior, divulgado no início de julho, o instituto de pesquisas apontou larga vantagem do atual governador, Romeu Zema (Novo). O pré-candidato à reeleição alcançava 48% das intenções de votos, seguido à distância pelo ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), que contava com o apoio de 21% dos eleitores mineiros.
Quinta-feira (18): Quaest (Rio de Janeiro)
A Quaest também deve divulgar na quinta-feira (18) nova pesquisa para o governo do Rio de Janeiro. O levantamento não estava registrado junto à Justiça Eleitoral até a última atualização desta reportagem.
Quinta-feira (18): Ideia (Distrito Federal)
O instituto de pesquisas Ideia divulgará pesquisa contratada pelo portal “Metrópoles” sobre a disputa pelo governo do Distrito Federal na quinta-feira. O levantamento, inscrito no sistema do TSE com o número DF-05504/2022, medirá também as intenções de votos para senador, deputado federal e deputado distrital. O Ideia entrevistará 1200 eleitores, por telefone, de 13 a 18 de agosto. A margem de erro da pesquisa é estimada em três pontos percentuais para mais ou menos, para um intervalo de confiança de 95%.
Sexta-feira (19): Quaest (Bahia)
O instituto de pesquisas deve divulgar na sexta-feira os resultados de sondagem de intenção de votos dos eleitores da Bahia para governador e senador. A sondagem não estava registrada no TSE até a publicação desta reportagem.
O levantamento anterior da Quaest no estado foi realizado com 1.140 entrevistas entre 9 e 12 de julho. Os resultados mostraram que ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) lidera com folga a corrida pelo governo baiano, com 61%. O mais próximo naquele momento era o candidato petista, Jerônimo Rodrigues, com 11% das intenções.
Semana de 8 a 12 de agosto teve mais dados sobre disputas em São Paulo e Minas Gerais
A semana encerrada no sábado teve a divulgação de pesquisas sobre as eleições nos dois maiores colégios eleitorais do país.
Em São Paulo, a nova pesquisa da série Genial/Quaest mostrou na quinta-feira que Fernando Haddad tem 35% das intenções de voto, seguido por Tarcísio e Rodrigo Garcia, com 14% cada um.
O instituto também registrou empate técnico de Lula e Bolsonaro na disputa pelo voto a presidente entre os eleitores paulistas. O petista manteve 37% no estado, enquanto o atual chefe do Executivo federal oscilou de 32% para 35%.
Bolsonaro também recebeu boa notícia de São Paulo em relação à avaliação de seu governo. O percentual dos que consideram a gestão atual ruim baixou para 43%, o menor patamar desde março.
Na sexta-feira, a Quaest divulgou também os resultados de pesquisa realizada em Minas Gerais. Os dados mostraram o governador Romeu Zema (Novo) com 46% das intenções de voto, 22 pontos percentuais à frente do segundo colocado, Alexandre Kalil (PSD), que tem 24%.
A Quaest também identificou recuo na vantagem de Lula frente a Bolsonaro entre os mineiros. No estado o petista soma 42% das intenções de voto no primeiro turno, contra 33% do candidato à reeleição. A diferença entre os dois, que agora está em nove pontos percentuais, chegou a 18 na pesquisa anterior (46% a 28%).