O nome de Rodrigues foi anunciado pelo futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, em coletiva de imprensa ao lado do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na sexta-feira (9)
CNN | O delegado Andrei Augusto Passos Rodrigues foi anunciado como futuro diretor-geral da Polícia Federal (PF) na sexta-feira (9), pelo futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, em coletiva de imprensa junto com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Dino disse que sugeriu o nome de Rodrigues por conta da “necessidade de restauração da plena autoridade e da legalidade nas polícias” e por sua experiência na Amazônia.
Andrei Rodrigues coordenou a equipe de segurança de Lula durante a campanha eleitoral e já integrava a equipe de transição de governo.
Ele também chefiou a segurança de Dilma Rousseff (PT) em 2010, enquanto ela era candidata à Presidência. E mais tarde ocupou o cargo de secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, responsável pela segurança durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Rodrigues nasceu em Pelotas, no Rio Grande do Sul, e é graduado em direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e mestre em alta gestão em segurança internacional pelo Centro Universitário da Guardia Civil da Espanha e Universidade Carlos III de Madrid.
Ele é policial federal há 20 anos, e antes de assumir a segurança do petista estava à frente da Divisão de Relações Internacionais da PF, em Brasília.