Nome do senador já foi aprovado pelo departamento de compliance da estatal na última terça-feira (24)
Nesta quinta (26), o Conselho de Administração da Petrobras se reúne às 9h para oficializar a indicação do nome do senador Jean Paul Prates para assumir o comando da estatal. O senador já teve seu nome aprovado pelo departamento de compliance da empresa.
A indicação do senador pelo PT do Rio Grande do Norte, oficializada no dia 12 de janeiro, fez com que a equipe da área de Governança e Conformidade se debruçasse sobre o currículo e as ligações políticas e empresariais do potencial futuro executivo.
Nada foi encontrado que pudesse vetar o nome de Prates para o cargo.
É provável que, tendo o seu nome aprovado pela manhã, Prates já tome posse no mesmo dia ao fim da tarde ou, então, no dia seguinte.
Passos para posse
Inicialmente, Prates terá de ser eleito para compor o Conselho, na vaga deixada por Caio Mário Paes de Andrade, que assumiu um cargo no governo de São Paulo. Depois, é convidado para participar da reunião com seu nome votado para ocupar a presidência.
Ele assumirá a Petrobras logo depois de entrar em vigência um novo aumento no preço da gasolina, com o litro R$ 0,23 mais caro. A decisão do reajuste foi anunciada nesta terça-feira (24) e valendo desde à quarta-feira (25).
Ainda que assuma a Petrobras nesta quinta, o senador não poderá fazer grandes mudanças de bate-pronto. É que a maioria das decisões estratégicas da empresa são tomadas com anuência do Conselho de Administração, que hoje conta com cinco remanescentes do governo Bolsonaro, uma representante dos trabalhadores e quatro membros indicados e eleitos por outros acionistas.