Yoon Suk-yeol, presidente sul-coreano, disse que o míssil voou cerca de 4.000 quilômetros
Após o lançamento de um míssil balístico pela Coreia do Norte, o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, alertou nesta segunda (3) sobre uma resposta “resoluta”, segundo informou a agência de notícias Yonhap. Ainda segundo o mandatário do Sul, o míssil sobrevoou cerca de 4.000 quilômetros até cair nas águas do Pacífico.
O governo japonês chegou a soar sirenes em algumas cidades para que seus cidadãos procurassem abrigo, pois míssil parece ter sobrevoado o território do país nipônico para chegar ao Pacífico.
O último lançamento foi o quinto de Pyongyang em dez dias, em meio a flexões militares dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, que realizaram exercícios antissubmarinos trilaterais na semana passada com forças navais japonesas.
O Conselho de Segurança Nacional da Coreia do Sul condenou o ato, expressando que essas constantes provocações não podem ser toleradas.
“A Coreia do Sul afirma claramente que as provocações contínuas da Coreia do Norte não podem ser negligenciadas e terão um custo, enquanto buscaremos várias medidas contra a Coreia do Norte, incluindo sanções reforçadas dentro da comunidade internacional, com base em uma estreita cooperação com os Estados Unidos”, informou a declaração publicada após uma reunião do conselho.